Capivara

Capivara
Nome Popular: Capivara Comum
Nome científico: Hydrochoerus hydrochaeris
Onde vive: Em alguns lugares das Américas do Sul e Central, próximas a rios, lagos, praias fluviais e regiões pantanosas
Tamanho: Mede até 1,30 m de comprimento e até 60 cm de altura
Peso: Pesa até 100 kg, embora a média seja 50 à 60 kg
Filhotes por gestação: A gestação varia de 120 a 140 dias, tendo de 2 a 6 crias por ninhada




Status Gerais
Pouco Preocupante
Protegido



















Seu nome vem do tupi “Kapi wara”, que significa comedor de capim. Este animal é o maior roedor herbívoro do mundo, comendo capim e ervas.

Desde o descobrimento do Brasil esses animais já eram domesticados pelos índios, já que estes tinham interesse em sua carne. Hoje há estudos para manter esse animal em cativeiro visando acabar com a caça predatória, mas não são feitos muitos esforços para isso.

Esse animal já foi muito caçado no passado para a comercialização de pele e óleo, que eram considerados como propriedades medicinais, entretanto, hoje não se encontram em risco. Atualmente ela continua a ser caçada em alguns lugares do Brasil e no norte da Argentina para abate, porém no Brasil isso tem de ser licenciado pelos órgãos de controle animal, já que é uma espécie protegida neste país.

Possui pés com quatro dedos nas patas dianteiras e três nas traseiras, sendo que entre os dedos há membranas, já que ela fica muito tempo na água, usando-a de defesa ou para se reproduzir, evitando assim os predadores. Ela pode ficar debaixo da água por até 5 minutos e embora não prefira, pode se alimentar em baixo dela também e para dormir ela fica subemersa e deixa apenas o nariz para fora, já que as narinas são próximas do topo da cabeça, bem como os olhos e orelhas. Vivendo em regiões pantanosas preferem ficar acordadas à noite, ou no final da tarde, seus principais predadores são onças, jacarés (mais para os filhotes) e piranhas.

Vivem em manadas que podem chegar até 30 indivíduos em liberdade e quando se locomovem em terra andam em fila por trilhas já conhecidas. Quando sentam tomam a postura de um cão, o que é relativamente incomum na natureza.

Seus dentes incisivos são muito grandes, medindo de largura cerca de 1 cm e, como em todo roedor, eles crescem sem parar, até chegarem 7 cm se não forem desgastados com mordidas em pedras ou troncos de árvores.

As crias nascem de olhos abertos, com pêlos e dentição formada. Têm um desenvolvimento rápido, querendo nadar na primeira semana de vida, o que os torna alvos fáceis para jacarés e piranhas, se os pais permitissem que fossem a águas mais profundas e se alguma cria se perde, pede socorro com gritos fortes e agudos, fáceis de serem escutados. Desmamam com cerca de três meses e pode se tornar independentes na manada ou para criar uma nova.

Apenas lembrando, para fazer uma criação de animais silvestres é necessário uma autorização concedida pelo IBAMA.
Foto(s) retirada(s) do(s) site(s):
_________________________________________________________________________________ Agradecemos Vítor Ximenes, do blog Nature & Culture por pedir essa postagem!

4 comentários:

Vítor Ximenes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
As Aventuras de Billy disse...

Só axo q deveriam cuidar mais delas p q sejam atropeladas no transito!!!
Morro d medo d passar por cima desses bichinhos!!!
beeeem informativo esse cantinho!
Cultura aninal totaal!!
Abçs!!

Animal em Risco disse...

Olá, Equipe As Aventuras de Billy,

Nos lugares em que é comum a passagem desses animais (em estradas na maior parte), geralmente há placas para avisar os motoristas para reduzir a velocidade e evitar acidentes!
Também gostei do seu blog, é sempre bom ver que pessoas escrevem sobre animais!

Animal em Risco
O Blog Selvagem!

Animais disse...

nossa adorei muito o seu blog de:
Animais em Risco
o Blog Selvagem
ele é muito interessante, ajuda em muitas coisas, pra quem tem dificuldade de animais é muito interessante eu li a história da capivara o que fala adorei, essa a sua matéria é muito boa

Merece um jóia. :)