Gorila


Nome Popular: Gorila
Nome científico: Gorilla gorilla
Onde vive: Principalmente floresta tropicais e sub-tropicais
Tamanho: Mede em média 1,80 à 2m
Peso: De 170 até 250 Kg (o macho), as fêmeas pesam a metade que os machos
Filhotes por gestação:Cerca de 9 meses, igual ao ser humano, nascendo, normalmente, um único filhote






Status Gerais:
















Os gorilas são mamíferos-primatas, moram nas florestas tropicais do centro da África. Eles tem 98% a 99% do DNA dos seres humanos fazendo assim com que os gorilas sejam um dos primatas mais próximos aos humanos, mas perde apenas para o chimpanzé, que é o parente mais próximo aos humanos. Até hoje os gorilas são os maiores primatas descobertos pela ciência.
Esses animais vivem em florestas sub e tropicais, na África, apesar de sua distribuição geográfica ser apenas uma pequena parte, eles estão em altitudes bem variadas, como por exemplo o Gorila-das-Montanhas, que vivem em áreas das montanhas de Albertine Rift, 2.225 até 4.270 metros de altura, mas também há outros que vivem a alturas bem menores e, há aqueles que vivem em, até mesmo, pântanos e marismas.
Normalmente os gorilas andam com as quatro patas, sendo que, as patas anteriores (os braços) são mais longas que as posteriores (as pernas). Eles usam as juntas dos dedos para colocar o peso do corpo.
A alimentação básica são frutos e bagas, que, com total cuidado, selecionam. Também gostam e comem muitos tipos de raízes, folhas, capim e, ocasionalmente insetos (que são 2% desse variado cardápio.
Todos gorilas têm o mesmo tipo de sangue: o tipo B. Como os seres humanos, cada um deles possuem uma impressão digital, também como os seres humanos, única.
Todas as espécies de gorilas estão ameaçadas de extinção. Entre todas as ameaças à sobrevivência dos gorilas, incluem principalmente destruição do habitat e o Mercado de Carne de Caça. Em 2004 centenas de gorilas no Odzala National Park, na República do Congo foi dizimada por um vírus, seu nome era Vírus Ébola. Um estudo por uma revista científica declarou que mais de 5000, desses animais morreram pela epidemia desse vírus.
Mas em 2008, um estudo a Wildlife Conservsation Society, disse que apareceu uma população de gorilas que, até em então, era desconhecida, isso duplicou o número de gorilas na natureza, elevando à 125.000 aproximadamente.
Na natureza, esses primatas gigantes podem viver até 40 anos, mas em cativeiro aumenta mais um pouco, chagando até 50 anos.
Esse animal bate no peito, como ameaça. Suas mãos ficam em forma de concha, fazendo um barulho que lembra o do tambor.
Suas mandíbulas têm dentes que são semelhantes ao do leão ou do tigre, mas, ainda assim, ele não é agressivo, muito pelo contrário, ele, sempre que possível, evita aos humanos, pois eles são extremamente tímidos. Pelo fato de ser grande e de aparência intimidadora, foram surgindo lendas sobre eles, como o King Kong.
Quando, nos seus raros ataques, ele dá um aviso, mas se o oponente insiste, ele o ataca bravamente.
Entre todas as outras espécies, existem o Gorila-das-Planícies e o Gorila-das-Montanhas, o jeito que vivem: são liderados por um macho dominante, mas há sempre um outro bando, nesse caso, liderados por machos, no entanto esses são menos dominantes, que lideram fêmeas velhas ou fracas.
Cada bando de gorila pode entrar e sair do território de outro sem problemas ou confrontos.

CuRiOsIdAdEs:

- Os gorilas podem carregar até 2 toneladas somente usando os membros posteriores



Foto(s) retirada(s) do(s) site(s):
-http://www.kaliteliresimler.com/

Selo




A Equipe Animal em Risco oferece esse selo para o blog Bio Momento (http://biomomento.blogspot.com/), por ser um blog que tem tantas postagens interessantes para a preservação!

Dêem uma passada por lá!

Leopardo das Neves


Nome Popular: Leopardo das Neves
Nome científico: Uncia uncia
Onde vive: Devido a vasta extensão em que se encontra, o leopardo-das-neves possui vários habitats, sendo encontrado em terrenos áridos e semi-áridos, savanas, estepes, em montanhas, florestas de coníferas e florestas densas. Apesar da diversidade de habitat, é encontrado geralmente em elevações entre 3000 e 4500 m, as vezes acima de 5500 m no Himalaia.
Tamanho: Cerca de 1,3m
Peso: Até 55 Kg (o macho)
Filhotes por gestação: Cerca de 90 dias; três filhotes por ninhada



Status Gerais:








Protegido






O leopardo das neves é um animal que vive em altitudes desde a Ásia, geralmente no Tibete, Nepal, Índia, Paquistão, Himalaia e o Monte Everst, todos os lugares de grande altitude e de difícil acesso. Esses felinos raramente são vistos por humanos, por isso não se sabe muito sobre eles.
Seus pêlos formam um padrão, que dentre todos os felinos é um dos mais belos. Sua pelagem é usada por ele para que possa se aquecer em meio todo o frio da neve. Serve também para que se possa camuflar na neve, e caçar suas presas por emboscada.
Ele se alimente principalmente de aves, roedores como as lebres e as marmotas que por lá vivem, e, também, mamíferos de porte pequeno, como o carneiro selvagem. Todos os felinos dessa espécie possui um grande território, do qual vivem as presas que ele caça, por isso está sempre buscado algo para poder se alimentar.
O leopardo das neves é muito caçado, pois seus ossos e alguns de seus órgãos são usados na medicina do lugar em que esses animal habita, as pessoas dizem que algumas partes do seu corpo ajudam em alguns remédios. Além dessa utilidade, usam as peles para fazerem casacos de luxo, pois seu as cores e as rosetas do seu corpo formam um belo padrão, muito cobiçado pelas pes
Esses pequenos felinos estão espalhados pelas montanhas da Ásia Central, lugar conhecido como O Telhado do Mundo, não se sabe quanto é a população desse animal, nem valor aproximado, mas, eles sabem que esses animais estão ameaçados por tantas mortes deles que acontecem para colocar suas partes em remédios para a venda. Como naturalmente ele vive acima de 3000m, mas no verão ele sobe para 5000m.
Os leopardos das neves são caçadores oportunistas, podem caçar desde de o Yak, uma animal que pesa mais de 200kg, até um veado almiscarado, que pesa só até 10kg. Podem predar, também, aves, como o Faisão, ou outros animais como Marmotas,  Panda Vermelho, Carneiro ou Cabra selvagem, Coelhos da Neve e ainda outros que vivem em regiões montanhosas. Trata-se de um animal pouco estudado, pois seus hábitos são muito reservados, poucos exemplares, distribuição distribuída em muitos lugares e habitat de difícil acesso para o homem. São animais que medem, de cabeça e corpo até 1,30m e a cauda que chega a 1m.
A cor de sua pelagem pode ir desde o cinza mais claro até o cinza escuro, com partes, como a barriga praticamente brancas. Todo seu corpo é recoberto por rosetas e manchas. A cabeça é relativamente pequena e o pêlo é bem longo. Os filhotes (em méida podendo ter 3), normalmente nascem em abrigos, em meio os buracos das rochas, após o período de gestação de até 103 dias. Ao nascer pesam aproximadamente 450g e abrem seus olhos após o sétimo dia de vida. Começam a ingerir alimento sólido aos 3 meses de idade.


Para que ele não afunde na neve, ele tem patas muito peludas e relativamente grande, que permitem que o felino se desloque com facilidade onde está coberto por neve.
O leopardo das neves é um exelente predador, nas montanhas, ele chega a dar saltos de 15 metros, o que é um "recorde" entre os felinos.
Em 1971, a Federação Internacional de Peles proibiu seus membros de negociarem a pele do felino, mas ignoram a essa proibição, que seria a salvação da espécie.
Em 1975 tinha aproximadamente 140 leopardos em zoologicos, um terço dos quais nascidos em cativeiro.

Coelho (especial de Páscoa)

CoelhoNome Popular: Coelho
Nome científico: Os dois principais são: Oryctolagus e Sylvilagus
Onde vive: Vivem em zonas onde o mato é abundante, preferindo terrenos secos e arenosos, para a construção de covas
Tamanho: 90 cm de comprimento
Filhotes por ninhada: Em cada uma das ninhadas, de 4 a 6 por ano, nascem em média até 8 crias

Status Gerais:

Pouco Preocupante


Coelho-Europeu

Coelho das Américas
Muitas pessoas têm como bichinho de estimação o coelhos, que são animais com uma aparência bonita. Há muitas espécies, entre elas, o coelho europeu. Ela veio do sudeste da Europa, e se espalho por todo o mundo. Como não tem defesas contra seus predadores naturais, os lobos, raposas, aves de rapina, ser humano e outros (falaremos mais sobres seus predadores depois), eles têm o desenvolvimento maior no aparelho auditivo e, um pouco de desenvolvimento, no olfato, e ajuda também os seus hábitos noturnos e abrigos abaixo do solo. Sua audição é tão apurada que há cientistas que dizem que os coelhos ouvem coisas que para nós, humanos, não conseguiríamos ouvir.
Como eu já disse nas noções básicas do animal, em geral, os coelhos têm em média de 4 a 6 ninhadas por anos, o período de gestação, pelo menos dessa espécie, é de seis semanas e, a fêmea, pode dar à luz depois de uns seis meses de vida. Os filhotes nascem cegos, e sem pêlos. Doze horas após o parto, a menina já pode ter um novo acasalamento, mas em mais da metade das vezes que ela da à luz, ela são reabsorvidos pela mãe, na maioria das vezes, quando há superpolução, ou quando eles não têm o que comer, ou ainda, quando o ambiente em que está não há condições de vida.
Algumas pessoas comem sua carne, sua pele também é muito apreciada, de acordo com a qualidade do pêlo, mas outros dizem que, não compensam essas qualidades, pois causam enorme prejuízo à agricultura geral.
Do coelho-europeu não domesticados, isto é, selvagens, é que foram "criadas" outras espécies de coelhos domésticos, geralmente feito em grandes criações para corte.


Coelho-das-Américas

Coelho das Américas










O gênero Sylvilagus, envolve desde os tapitis do nosso Brasil e as outras espécies da América do Norte (dos EUA). Estas espécies são menores do que as lebres verdadeiras com as orelhas, membros posteriores e cauda ligeiramente menores. Pelo fato de terem os membros menores, ao invés de correrem de seus predadores eles se escondem em buracos, ou em túneis ou, até mesmo, entre as raízes de uma árvore frondosa.
Essa espécie tem a aparência e o comportamento semelhante ao dos europeus, mas diferem, também, por que não cavam buracos para construir suas moradias.
os tapitis são conhecidos por nomes de candimba, ou bem mais comumente, lebre. Tem em média 30 cm de comprimento. Seus pêlos são pardos-amarelados.
Vivem nas pradarias mais sujas, roças onde não há movimentação constante e próximo da entrada de matas e florestas, onde preferem não invadir.
Passa o dia em meio de plantas, com troncos, onde usam o mesmo espaço para crescerem, saem de lá para a procura de sua alimentação, vegetais. Em conta do desmatamento pode invadir plantações e dizimar em poucos dias, com uma só população desses animais.

Geral

Os coelhos conquistaram muita gente pelo fato de ser um animal manso, dócil e aparência bela. Crianças, adultos, homens e mulheres (principalmente as mulheres), no entanto, um dos seus piores inimigos é o próprio ser humano, milhões de coelhos são mortos, apenas por esporte, e, agricultores, matam-nos para defenderem suas colheitas.
Seus inimigos naturais são coites, raposas, bisões, fuinhas, aves como gaviões, corujas, e alguns canídeos e felideos, todos esses, eles caçam coelhos para se alimentar. Se seu predador chegar muito perto, o bichinho corre, se assustado, pode dar saltos longos, de até 3m, e sua velocidade vai à 100km/h. Sua técnica para quando corre também é inteligente: corre em ziguezague. No final da fuga, ele, quase sempre, consegue ses enfiar em uma toca, ou em um tronco oco, ou até mesmo em um mato alto, quaisquer coisas que sirvam de esconderijo para ele já é o suficiente para conseguir se salvar.
O sentido da real páscoa, para os cristãos, significa a ressurreição de Cristo, e o coelho foi escolhido para representar a páscoa, devido ao fato de ele ser um animal que tem a reprodução muito rápida e muitos filhotes por gestação, representando assim, a vida.
Nas outras culturas, o ovo trazia a ideia de começo de vida. Os povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa sorte. Os chineses, também, já costumavam distribuir ovos coloridosentre amigos, na primavera, como referência à renovação da vida.


Pelo fato da postagem estar um pouco atrasada, esperamos que todos tenham tido uma Feliz Páscoa!


Foto(s) retirada(s) do(s) site(s):

- http://www.baixaki.com.br/
- http://correiogourmand.com.br/
- http://farm4.static.flickr.com/

Selo 2

A Equipe Animal em Risco têm o prazer de dizer que temos mais um selo (o segundo) ganho do blog Marinha, um excelente blog, recomendo à todos que dêem uma passada por lá para verem seu ótimo conteúdo!
O blog Animal em Risco está muito contente com essa homenagem!


'' Este é para um blog muito especial

Que dentro dele

Esta todo o mundo Animal ''
(escreveu o blog Marinha)

Dêem uma olhada por lá http://gmarinha.blogspot.com/ !