Ornitorrinco


Nome Popular: Ornitorrinco
Nome científico: Ornithorhynchus anatinus
Onde vive: No leste da Austrália, Queensland e Nova Gales do Sul, centro e sudoeste de Victoria, Tasmânia e Ilha King e foi introduzindo na ilha de Kangaroo
Tamanho: 30 a 40 cm de comprimento, sem contar a cauda que pode ter até 13 cm
Peso: 2 a 4 kg
Filhotes por gestação: 2 a 3 ovos por postura, da qual a incubação ocorre por volta de 10 dias

Status Gerais:



















Esse exótico animal possui um "bico de pato", é um mamífero que bota ovos e tem veneno. No mundo todo há apenas dois mamíferos que botam ovos, eles são o Ornitorrinco e a Equidna.
Ele pode ser identificado como ave, réptil e mamífero. Pode ser considerado ave, porque 52 do cromossomos referente à características sexuais estão presentes também nas aves, réptil porque ele tem um conjunto de características que só se assemelham aos repteis e como mamífero porque quando filhote ele depende do leite materno. Ele é o único que manteve características dos repteis junto com as de mamíferos.
Com os pés palmados, é um ótimo nadador, e assim como humanos que treinam para serem bons nadadores pode prender a respiração por até 5 minutos quando seu pulmão está cheio de ar. Quando estão debaixo da água seus olhos, ouvidos e narinas se fecham.
O macho tem por de trás da pata traseira um esporão venenos e, apesar de ninguém nunca ter sido picado por um ornitorrinco, já existe o soro que combate seu veneno. Pelo fato de só macho ter o veneno e de aumentar muito a quantidade presente nele durante a época de acasalamento os cientistas chegaram a conclusão de que a toxina é apenas para proteção e para manter a dominação dele nesse período.
Para caçar ele se guia pela eletricidade que suas presas emitem na água, pois seu bico tem receptores sensoriais que procuram a presa onde quer que ela esteja na água. Esses receptores estão presentes também nos tubarões. Ele usa seu bico para procurar moluscos, vermes, insetos aquáticos, crustáceos, girinos e peixes, que compõe seu cardápio.
Assim como marsupiais, o filhote se amamenta pelo leite que sai da pele da mãe, pois é pela pele da mãe que o leite pode ser dado para as crias nos marsupiais. Marsupiais é uma classe de animais que, na fêmea há uma bolsa da qual os filhotes ficam até estarem prontos para explorar o mundo, essa bolsa pode ser encontrada também em Coalas e Cangurus.
Embora seja quase que totalmente adaptado para viver na água, ele faz a sua toca próximo da margem do rio ou do lago em que vive. A fêmea cava uma toca com as garras presentes em todas as suas patas que pode ter quase 2 metros de profundidade, onde ela bota os ovos e amamenta os filhotes. Eles nascem com 2,5 a 3 cm, mas quando estão para desmamar chegam ao tamanho adulto de 30 a 40 cm mais a cauda. Os ovos são moles com a casca parecida com couro, assim como de cobras e tartarugas.
A sua calda serve como um leme ou um remo para conseguir ter um melhor impulso debaixo da água, melhorando ainda mais sua habilidade em nadar.
Esse animal foi por muitos eventos importantes o símbolo da Austrália por viver quase que totalmente neste lugar. Embora não esteja ameaçado de extinção, a poluição dos rios, lagos e lagoas tem assolado o número total da espécie, por isso devemos sempre nos conscientizar mais sobra a importância das nossas ações. Um plástico jogado num rio pode ser levado ao mar, prejudicando toda população marinha, tanto de água doce, como de água salgada!


________________________________________________________________________________________________
Agradecemos à Talita por pedir essa postagem!

Sugestão: Se você quiser uma postagem sobre um animal, como Talita fez, mande um e-mail pra gente.
Ou deixe um comentário, será um prazer escrever sobre o seu animal favorito!

Nenhum comentário: