Sustentabilidade

Tartaruga MarinhaAtualmente, um tema de extrema importância para a preservação dos nossos recursos naturais e, portanto, do planeta e seus habitantes, é a sustentabilidade, ou seja, o crescimento de forma sustentável.
O gasto excessivo de recursos naturais nos faz ficar preocupados com o nosso próprio futuro, não obstante, se pararmos agora de gastar os recursos naturais ainda há esperança de salvar o planeta e todos os que aqui vivem.
Vamos ver alguns recursos que hoje estão acabando, mas não há vida sem eles:
  • Água doce: é um dos recursos fundamentais para a vida, do qual tem sido desperdiçada cada vez mais, ela é simplesmente insubstituível, a água salgada do mar não pode ser bebida da mesma forma que a água doce. Apenas  2,5% de toda a água do planeta é água doce, o restante, 97,5%, é água salgada, sendo que 1,5% da água doce está disponível para o consumo, o restante está congelado nos pólos, na atmosfera ou abaixo do solo, nos lençóis freáticos.
  • O2: ou seja o oxigenio, não que ele esteja acabando, mas os outros gases jogados na atmosfera terrestre, como o dióxido de carbono (CO2) gás metano (CH4) entre outros, acabam por aumentar o efeito estufa.
  • Desmatamento de áreas naturais: as árvores tem um imprenscindível papel no meio ambiente, são elas que abrigam os animais, limpam o ar, fazem coisas importantes para o nosso consumo, evitam a erosão do solo entre outras coisas, sem elas também não haveria vida.
Mas hoje em dia há várias pessoas preocupadas com isso, e há programas de sustentabilidade. Como pediu o Gabriel Machado, Coordenador de Novas Mídia do Canal Futura, citaremos um programa  que também se preocupa com o nosso conhecimento nesse assunto fundamental, o Canal Futura estreou dia 8 de setembro uma série chamada "Consciente Coletivo" com 10 episódios, os 5 primeiros programas estão disponíveis no site:  www.futura.org.br/conscientecoletivo. Eles também fizeram alguns conteúdos extras como papéis de parede para o computador, avatares, assinaturas de email e twibbon para quem quiser mergulhar na campanha.


Dêem uma olhada!

Nenhum comentário: